sábado, 31 de outubro de 2020

Eliseu: Um Conto de uma Fé Extravagante - Parte 8/13

 


Devocional
Em 2 Reis capítulo 5 lemos sobre um capitão militar estrangeiro chamado Naamã que sofre de lepra. Ele ouve de uma escrava que Eliseu poderia curá-lo, então ele parte para Israel com uma comitiva levando presentes para o rei. Quando Naamã finalmente encontra-o, ele espera que Eliseu simplesmente mova as mãos para tirar a lepra. Ao invés disso, Eliseu pede para que ele faça algo que parece ridículo a Naamã, que é ir mergulhar sete vezes no Jordão. Ele a princípio recusa fazer o que Eliseu pede, mas finalmente o faz após ser convencido por seus homens. Quando ele faz o que Eliseu pediu, ele é finalmente curado. A reação de Naamã é muito comum.

Em certo ponto da vida você provavelmente sentiu que devia fazer alguma coisa para Deus que parecia um pouco maluca ou ridícula naquele momento. Talvez você pediu a Deus para fazer algo em sua vida como Naamã, mas a resposta inicial de Deus não foi a que esperava e você não estava querendo se humilhar o suficiente para se submeter aos métodos de Deus. Quando pedimos a Deus para fazer algo em nossas vidas, nunca devemos fazê-lo com uma atitude ou expectativa de como e onde Ele deve fazer. Nós não somos maiores do que Deus e devemos colocar a fé completamente Nele, pois Ele fará as coisas no tempo certo e da maneira correta. Não estamos no comando. Deus é quem está no comando e, como Isaías 55:8 nos diz, os caminhos de Deus não são os nossos caminhos. Que passos você pode tomar para se humilhar completamente diante de Deus e perceber que os caminhos Dele não são os seus caminhos?

2 Reis 5:1-27 (ARA)

1 Naamã,Lc 4.27 comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o Senhor dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso. 
2 Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. 
3 Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. 
4 Então, foi Naamã e disse ao seu senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel. 
5 Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festivais. 
6 Levou também ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra. 
7 Tendo lido o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Acaso, sou Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem para eu curá-lo de sua lepra? Notai, pois, e vede que procura um pretexto para romper comigo. 
8 Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. 
9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu. 
10 Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. 
11 Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso. 
12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação. 
13 Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo. 
14 Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.
15 Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo. 
16 Porém ele disse: Tão certo como vive o Senhor, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com ele para que o aceitasse, mas ele recusou. 
17 Disse Naamã: Se não queres, peço-te que ao teu servo seja dado levar uma carga de terra de dois mulos; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor. 
18 Nisto perdoe o Senhor a teu servo; quando o meu senhor entra na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encosta na minha mão, e eu também me tenha de encurvar na casa de Rimom, quando assim me prostrar na casa de Rimom, nisto perdoe o Senhor a teu servo. 
19 Eliseu lhe disse: Vai em paz.
Geazi é atacado de lepra
Quando Naamã se tinha afastado certa distância, 
20 Geazi, o moço de Eliseu, homem de Deus, disse consigo: Eis que meu senhor impediu a este siro Naamã que da sua mão se lhe desse alguma coisa do que trazia; porém, tão certo como vive o Senhor, hei de correr atrás dele e receberei dele alguma coisa. 
21 Então, foi Geazi em alcance de Naamã; Naamã, vendo que corria atrás dele, saltou do carro a encontrá-lo e perguntou: Vai tudo bem? 
22 Ele respondeu: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que, agora mesmo, vieram a mim dois jovens, dentre os discípulos dos profetas da região montanhosa de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas vestes festivais. 
23 Disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. Instou com ele e amarrou dois talentos de prata em dois sacos e duas vestes festivais; pô-los sobre dois dos seus moços, os quais os levaram adiante dele. 
24 Tendo ele chegado ao outeiro, tomou-os das suas mãos e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, que se foram. 
25 Ele, porém, entrou e se pôs diante de seu senhor. Perguntou-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu ele: Teu servo não foi a parte alguma. 
26 Porém ele lhe disse: Porventura, não fui contigo em espírito quando aquele homem voltou do seu carro, a encontrar-te? Era isto ocasião para tomares prata e para tomares vestes, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? 
27 Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Eliseu: Um Conto de uma Fé Extravagante - Parte 7/13

 


Devocional
Em 2 Reis 4:38-44, Eliseu continua a operar milagres similares aos de Jesus. Em seu primeiro milagre, Eliseu retira o veneno do cozido feito para os profetas. O segundo milagre foi a multiplicação de 20 pães de cevada, mais do que suficiente para alimentar 100 homens. Estes milagres são exemplos de Deus usando Eliseu para atender às necessidades dos outros. Provavelmente você já teve algum "cozido envenenado" na sua vida que Deus curou. Talvez foi algo físico ou algo dentro de seu coração ou da sua mente. Talvez você tenha algo venenoso na sua vida agora que você não pode remover por conta própria, que só pode ser removido pelo poder de Deus. Assim como Ele fez com algo simples como um caldo, Deus pode remover qualquer e todo veneno da sua vida e fazer você novo e saudável mais uma vez. Que veneno Deus curou na sua vida? Que veneno você pode precisar que Deus cure da sua vida agora?

2Reis 4:38-44 (ARA)

38 Voltou Eliseu para Gilgal. Havia fome naquela terra, e, estando os discípulos dos profetas assentados diante dele, disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faze um cozinhado para os discípulos dos profetas. 
39 Então, saiu um ao campo a apanhar ervas e achou uma trepadeira silvestre; e, colhendo dela, encheu a sua capa de colocíntidas; voltou e cortou-as em pedaços, pondo-os na panela, visto que não as conheciam. 
40 Depois, deram de comer aos homens. Enquanto comiam do cozinhado, exclamaram: Morte na panela, ó homem de Deus! E não puderam comer. 
41 Porém ele disse: Trazei farinha. Ele a deitou na panela e disse: Tira de comer para o povo. E já não havia mal nenhum na panela.
Vinte pães satisfazem a cem homens
42 Veio um homem de Baal-Salisa e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes no seu alforje. Disse Eliseu: Dá ao povo para que coma. 
43 Porém seu servo lhe disse: Como hei de eu pôr isto diante de cem homens? Ele tornou a dizer: Dá-o ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comerão, e sobejará. 
44 Então, lhos pôs diante; comeram, e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.



quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Eliseu: Um Conto de uma Fé Extravagante - Parte 6/13

 


Devocional
Através da vida de Eliseu vemos que muitos milagres que ele operou são quase idênticos aos milagres de Jesus. Em 2 Reis 4:8-37, Eliseu opera um destes milagres similares na cura do filho da mulher Sunamita. Quando Eliseu encontra a mulher pela primeira vez, ele está tão comovido pela bondade e hospitalidade dela que ele decide recompensá-la com o que ele pensou que ela mais queria, um filho. Deus dá um filho à mulher, mas anos depois ele morre, e a mulher pede ajuda a Eliseu para trazê-lo de volta à vida. Há duas coisas interessantes sobre essa passagem. A primeira é a maneira extravagante com que Eliseu tenta ressuscitar o filho, deitando sobre ele boca a boca, olhos e olhos e mãos e mãos. A segunda é o fato de que os esforços de Eliseu para ressuscitar o filho não tiveram sucesso na primeira vez.

Quantas vezes você esteve na situação de Eliseu? Você está pedindo para Deus fazer algo e sabe que Ele pode fazê-lo, mas nada acontece na primeira vez que você pede. Pode demorar dias, meses ou até anos. Não desista quando não tiver sucesso na primeira vez. Continue orando. Continue buscando a Deus. Ele irá responder a sua oração da maneira e no tempo que são melhores para você. Não desanime e continue orando. O que você tem pedido a Deus que Ele ainda não respondeu? O que pode fazer para garantir que você não irá desistir de pedir e buscar a Deus através da oração por este pedido?


2 Reis 4:8-37 (ARA)

8 Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer. 
9 Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus.  10 Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali.
11 Um dia, vindo ele para ali, retirou-se para o quarto e se deitou. 
12 Então, disse ao seu moço Geazi: Chama esta sunamita. Chamando-a ele, ela se pôs diante do profeta. 
13 Este dissera ao seu moço: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com muita abnegação; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale a teu favor ao rei ou ao comandante do exército? Ela respondeu: Habito no meio do meu povo. 
14 Então, disse o profeta: Que se há de fazer por ela? Geazi respondeu: Ora, ela não tem filho, e seu marido é velho. 
15 Disse Eliseu: Chama-a. Chamando-a ele, ela se pôs à porta.
16 Disse-lhe o profeta: Por este tempo, daqui a um ano, abraçarás um filho. Ela disse: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva. 
17 Concebeu a mulher e deu à luz um filho, no tempo determinado, quando fez um ano, segundo Eliseu lhe dissera.
18 Tendo crescido o menino, saiu, certo dia, a ter com seu pai, que estava com os segadores. 
19 Disse a seu pai: Ai! A minha cabeça! Então, o pai disse ao seu moço: Leva-o a sua mãe. 
20 Ele o tomou e o levou a sua mãe, sobre cujos joelhos ficou sentado até ao meio-dia, e morreu. 
21 Subiu ela e o deitou sobre a cama do homem de Deus; fechou a porta e saiu. 
22 Chamou a seu marido e lhe disse: Manda-me um dos moços e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus e volte. 
23 Perguntou ele: Por que vais a ele hoje? Não é dia de Festa da Lua Nova nem sábado. Ela disse: Não faz mal. 
24 Então, fez ela albardar a jumenta e disse ao moço: Guia e anda, não te detenhas no caminhar, senão quando eu to disser. 
25 Partiu ela, pois, e foi ter com o homem de Deus, ao monte Carmelo. Vendo-a de longe o homem de Deus, disse a Geazi, seu moço: Eis aí a sunamita; 
26 corre ao seu encontro e dize-lhe: Vai tudo bem contigo, com teu marido, com o menino? Ela respondeu: Tudo bem. 
27 Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, abraçou-lhe os pés. Então, se chegou Geazi para arrancá-la; mas o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua alma está em amargura, e o Senhor mo encobriu e não mo manifestou. 
28 Disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes? 
29 Disse o profeta a Geazi: Cinge os lombos, toma o meu bordão contigo e vai. Se encontrares alguém, não o saúdes, e, se alguém te saudar, não lhe respondas; põe o meu bordão sobre o rosto do menino. 
30 Porém disse a mãe do menino: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. Então, ele se levantou e a seguiu. 
31 Geazi passou adiante deles e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não houve nele voz nem sinal de vida; então, voltou a encontrar-se com Eliseu, e lhe deu aviso, e disse: O menino não despertou.
32 Tendo o profeta chegado à casa, eis que o menino estava morto sobre a cama. 
33 Então, entrou, fechou a porta sobre eles ambos e orou ao Senhor. 
34 Subiu à cama, deitou-se sobre o menino e, pondo a sua boca sobre a boca dele, os seus olhos sobre os olhos dele e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu. 
35 Então, se levantou, e andou no quarto uma vez de lá para cá, e tornou a subir, e se estendeu sobre o menino; este espirrou sete vezes e abriu os olhos. 
36 Então, chamou a Geazi e disse: Chama a sunamita. Ele a chamou, e, apresentando-se ela ao profeta, este lhe disse: Toma o teu filho. 
37 Ela entrou, lançou-se aos pés dele e prostrou-se em terra; tomou o seu filho e saiu.


quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Eliseu: Um Conto de uma Fé Extravagante - Parte 5/13

 


Devocional
Você se sente sobrecarregado com tantas responsabilidades e desafios que enfrenta a cada passo? Você sente que acabaram as opções e sua vida está vazia? Assim se sentia a esposa do profeta que morreu em 2 Reis 4:1-7. Com seu marido morto, ela estava desesperada com problemas financeiros e com medo de perder tudo o que tinha – incluindo seus filhos – para os credores. Ela pediu ajuda a Eliseu. Quando ele perguntou o que ela tinha, ela disse que não tinha nada exceto uma pequena jarra de óleo. Talvez você possa ser como esta viúva quando acha que não tem o suficiente, se sentindo desesperado e concentrando-se apenas nas suas limitações. Deus vê seu problema de uma forma muito diferente de você.

Ao longo de toda a escritura vemos exemplos de como Deus é especialista em fazer muito com pouco, e esta história é outro exemplo disso. O mundo pode ver isso como ilógico ou extravagante, mas Deus não. Deus tomou uma jarra de óleo e a multiplicou para que a viúva pudesse pagar suas dívidas. Durante àqueles momentos em que você se sentir sobrecarregado e não tendo mais opções, lembre-se que o que você tem é tudo o que Deus precisa. Deus tem dado a você tudo o que precisa. Em que área da sua vida você se sente sobrecarregado e sente como se não tivesse nada mais? Quais são as coisas que você tem que poderiam te ajudar a mudar o foco?

2 Reis 4:1-7 (ARA)

1 Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao Senhor. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos. 
2 Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. 
3 Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. 
4 Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia. 
5 Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. 
6 Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou. 
7 Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto.   


terça-feira, 27 de outubro de 2020

Eliseu: Um Conto de uma Fé Extravagante - Parte 4/13

 



Devocional

O capítulo 3 de 2 Reis é uma história fascinante onde encontramos os três reis de Israel, Judá e Edom juntando forças para lutar em uma guerra que eles achavam que poderiam facilmente vencer, mas as coisas não correram como o planejado. Então os reis pediram ajuda a Eliseu na batalha. A resposta que Eliseu dá não é a que eles esperavam. Eliseu diz a eles (na versão Almeida Revista e Corrigida) fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento e não vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós e o vosso gado e os vossos animais. E ainda isto é pouco aos olhos do Senhor; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos. Os reis provavelmente acharam o pedido de Eliseu um tanto extravagante, mas eles acreditaram na promessa de Deus e fizeram o que ele disse.

Esta história é sobre fé. Apenas Deus pode enviar a água, mas ele quer que você cave as valetas. Se você quer ver alguma água na sua vida, então cave uma valeta. A fé verdadeira funciona e crê no que é grande, mas você deve estar disposto a começar pequeno. O tamanho da sua visão não intimida a Deus. Muitos não pensam grande o suficiente, mas muitos outros não começam pequeno. Como você cava uma valeta? Pegue sua pá e acerte o solo uma vez após a outra. Você não pode esperar que Deus te dê grandes coisas se não começar pequeno. Acredite grande. Comece pequeno. Coloque sua fé em ação cavando algumas valetas. Qual é a grande visão que você tem que necessita da ajuda de Deus para alcançar? Que valetas pequenas você precisa cavar para começar o processo de tornar essa visão uma realidade?

2 Reis 3:1-27 (ARA)

1 Jorão, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no décimo oitavo ano de Josafá, rei de Judá; e reinou doze anos. 
2 Fez o que era mau perante o Senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a coluna de Baal, que seu pai fizera. 
3 Contudo, aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fizera pecar a Israel; não se apartou deles.
Eliseu prediz a vitória sobre Moabe 
4 Então, Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado e pagava o seu tributo ao rei de Israel com cem mil cordeiros e a lã de cem mil carneiros. 
5 Tendo, porém, morrido Acabe, revoltou-se o rei de Moabe contra o rei de Israel. 
6 Por isso, Jorão, ao mesmo tempo, saiu de Samaria e fez revista de todo o Israel. 
7 Mandou dizer a Josafá, rei de Judá: O rei de Moabe se revoltou contra mim; irás tu comigo à guerra contra Moabe? Respondeu ele: Subirei; serei como tu és, o meu povo, como o teu povo, os meus cavalos, como os teus cavalos. 
8 Então, perguntou Jorão: Por que caminho subiremos? Respondeu ele: Pelo caminho do deserto de Edom.
9 Partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; após sete dias de marcha, não havia água para o exército e para o gado que os seguiam. 
10 Então, disse o rei de Israel: Ai! O Senhor chamou a estes três reis para os entregar nas mãos de Moabe. 
11 Perguntou, porém, Josafá: Não há, aqui, algum profeta do Senhor, para que consultemos o Senhor por ele? Respondeu um dos servos do rei de Israel: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias. 
12 Disse Josafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então, o rei de Israel, Josafá e o rei de Edom desceram a ter com ele.
13 Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor é quem chamou estes três reis para os entregar nas mãos de Moabe. 
14 Disse Eliseu: Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não te daria atenção, nem te contemplaria. 
15 Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu. 
16 Este disse: Assim diz o Senhor: Fazei, neste vale, covas e covas. 
17 Porque assim diz o Senhor: Não sentireis vento, nem vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, e o vosso gado, e os vossos animais. 
18 Isto é ainda pouco aos olhos do Senhor; de maneira que também entregará Moabe nas vossas mãos. 
19 Ferireis todas as cidades fortificadas e todas as cidades principais, e todas as boas árvores cortareis, e tapareis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos. 
20 Pela manhã, ao apresentar-se a oferta de manjares, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água.
A derrota de Moabe 
21 Ouvindo, pois, todos os moabitas que os reis tinham subido para pelejar contra eles, todos os que cingiam cinto, desde o mais novo até ao mais velho, foram convocados e postos nas fronteiras. 
22 Levantando-se de madrugada, em saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas defronte deles as águas vermelhas como sangue. 
23 E disseram: Isto é sangue; certamente, os reis se destruíram e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, ó Moabe! 
24 Porém, chegando eles ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram e feriram aos moabitas, os quais fugiram diante deles; entraram os israelitas na terra e também aí feriram aos moabitas. 
25 Arrasaram as cidades, e cada um lançou a sua pedra em todos os bons campos, e os entulharam, e taparam todas as fontes de águas, e cortaram todas as boas árvores, até que só Quir-Haresete ficou com seus muros; mas os que atiravam com fundas a cercaram e a feriram. 
26 Vendo o rei de Moabe que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que arrancavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não puderam. 
27 Então, tomou a seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro; pelo que houve grande ira contra Israel; por isso, se retiraram dali e voltaram para a sua própria terra.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Eliseu: Um Conto de uma Fé Extravagante - Parte 3/13

 


Devocional
Em 2 Reis 2:19-22, vemos o primeiro de muitos milagres que Eliseu realizou. Seu primeiro milagre foi quando ele purificou uma água improdutiva para o povo de Jericó. Deus usou Eliseu como um canal do Seu amor para ajudar a atender as necessidades dos outros. Como Eliseu, Deus nos usa como um canal do Seu amor para ajudar aqueles em necessidade. Tire um tempo hoje para pensar em quem você conhece a quem você pode ajudar e quais passos você dará para ajudá-los em sua necessidade. Quem tem uma necessidade que você pode suprir? Qual o próximo passo que você vai tomar para atender a essa necessidade?

2 Reis 2:19-25 (ARA)

19 Os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é bem-situada esta cidade, como vê o meu senhor, porém as águas são más, e a terra é estéril. 
20 Ele disse: Trazei-me um prato novo e ponde nele sal. E lho trouxeram. 
21 Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte nem esterilidade. 
22 Ficaram, pois, saudáveis aquelas águas, até ao dia de hoje, segundo a palavra que Eliseu tinha dito.
Rapazinhos zombam de Eliseu
23 Então, subiu dali a Betel; e, indo ele pelo caminho, uns rapazinhos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo! Sobe, calvo! 
24 Virando-se ele para trás, viu-os e os amaldiçoou em nome do Senhor; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles. 
25 Dali, foi ele para o monte Carmelo, de onde voltou para Samaria.

Parte 2 <==  ===== ===> Parte 4

domingo, 25 de outubro de 2020

Eliseu: Um Conto de uma Fé Extravagante - Parte 2/13

 

Devocional
Em 2 Reis 2: 1-18, vemos que o compromisso extravagante de Eliseu para com Deus era contínuo. Antes de Elias ser recebido no céu, ele foi chamado por Deus para visitar Betel e pede para Eliseu ficar para trás. Eliseu é tão comprometido a servir a Deus que recusa o pedido de Elias e vai com ele para Betel. Este não foi um incidente de uma vez só enquanto Eliseu serviu fielmente a Deus, até o dia que ele morreu. Ele era a definição pura do que significa ser totalmente dedicado a Deus. Como você está comprometido com Deus? Você está totalmente comprometido ou apenas comprometido quando é conveniente para você?

2Reis 2:1-18 (ARA)

1 Quando estava o Senhor para tomar Elias ao céu por um redemoinho, Elias partiu de Gilgal em companhia de Eliseu. 
2 Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Respondeu Eliseu: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, desceram a Betel.
3 Então, os discípulos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos.
4 Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, foram a Jericó. 
5 Então, os discípulos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos.
6 Disse-lhe, pois, Elias: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, ambos foram juntos. 
7 Foram cinquenta homens dos discípulos dos profetas e pararam a certa distância deles; eles ambos pararam junto ao Jordão. 
8 Então, Elias tomou o seu manto, enrolou-o e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco.
Elias é elevado ao céu
9 Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada Dt 21.17 do teu espírito. 
10 Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará. 
11 Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 
12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai,2Rs 13.14 carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. 
13 Então, levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão. 
14 Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou.
Os discípulos dos profetas procuram Elias
15 Vendo-o, pois, os discípulos dos profetas que estavam defronte, em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. Vieram-lhe ao encontro e se prostraram diante dele em terra. 
16 E lhe disseram: Eis que entre os teus servos há cinquenta homens valentes; ora, deixa-os ir em procura do teu senhor; pode ser que o Espírito do Senhor o tenha levado e lançado nalgum dos montes ou nalgum dos vales. Porém ele respondeu: Não os envieis. 
17 Mas eles apertaram com ele, até que, constrangido, lhes disse: Enviai. E enviaram cinquenta homens, que o procuraram três dias, porém não o acharam. 
18 Então, voltaram para ele, pois permanecera em Jericó; e ele lhes disse: Não vos disse que não fôsseis?

sábado, 24 de outubro de 2020

Eliseu: Um Conto de uma Fé Extravagante - Parte 1/13

 


Devocional

A história de Eliseu começa em 1 Reis 19:14-21 quando Deus diz para Elias ungir a Eliseu como profeta para sucedê-lo. Nesta passagem lemos que Elias encontrou Eliseu arando um campo com um par de bois e imediatamente lançou sua capa sobre Eliseu como um convite para segui-lo. Eliseu obedeceu imediatamente e queimou o arado e cozinhou os bois e os deu para seus amigos comerem. Eliseu demonstrou um compromisso extravagante com Elias. Ele não perdeu tempo em obedecer. Ele não se afastou para ter um tempo para pensar sobre isso. Ele não fez uma lista de prós e contras. Ele não foi cauteloso. Ele disse sim imediatamente para o chamado de Deus através de Elias.

O compromisso extravagante de Eliseu mostra que o custo de seguir a Deus é grande, mas o custo de não segui-lo é ainda maior. Além disso, o compromisso de Eliseu foi completo. Ele queimou o arado, abateu os bois e deixou a herança da família para trás. Ele deixou tudo que conhecia e amava para trás. Eliseu nos mostra que para dar um passo em direção ao seu destino, você tem que se afastar da sua segurança. Seu compromisso com Deus é imediato e completo como o de Eliseu? Que fator de segurança você deve se afastar para andar em direção ao seu destino?

1Reis 19:14-21 (ARA)

14 Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares Rm 11.3 e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. 
15 Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael2Rs 8.7-13 rei sobre a Síria. 
16 A Jeú, filho de Ninsi, ungirás2Rs 9.1-3 rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. 
17 Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. 
18 Também conservei em Israel sete mil,Rm 11.4 todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.
A vocação de Eliseu
19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. 
20 Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.
 21 Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.