quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Eliseu: Um Conto de uma Fé Extravagante - Parte 5/13

 


Devocional
Você se sente sobrecarregado com tantas responsabilidades e desafios que enfrenta a cada passo? Você sente que acabaram as opções e sua vida está vazia? Assim se sentia a esposa do profeta que morreu em 2 Reis 4:1-7. Com seu marido morto, ela estava desesperada com problemas financeiros e com medo de perder tudo o que tinha – incluindo seus filhos – para os credores. Ela pediu ajuda a Eliseu. Quando ele perguntou o que ela tinha, ela disse que não tinha nada exceto uma pequena jarra de óleo. Talvez você possa ser como esta viúva quando acha que não tem o suficiente, se sentindo desesperado e concentrando-se apenas nas suas limitações. Deus vê seu problema de uma forma muito diferente de você.

Ao longo de toda a escritura vemos exemplos de como Deus é especialista em fazer muito com pouco, e esta história é outro exemplo disso. O mundo pode ver isso como ilógico ou extravagante, mas Deus não. Deus tomou uma jarra de óleo e a multiplicou para que a viúva pudesse pagar suas dívidas. Durante àqueles momentos em que você se sentir sobrecarregado e não tendo mais opções, lembre-se que o que você tem é tudo o que Deus precisa. Deus tem dado a você tudo o que precisa. Em que área da sua vida você se sente sobrecarregado e sente como se não tivesse nada mais? Quais são as coisas que você tem que poderiam te ajudar a mudar o foco?

2 Reis 4:1-7 (ARA)

1 Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao Senhor. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos. 
2 Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. 
3 Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. 
4 Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia. 
5 Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. 
6 Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou. 
7 Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto.