Devocional
A história de Eliseu começa em 1 Reis 19:14-21 quando Deus diz para Elias ungir a Eliseu como profeta para sucedê-lo. Nesta passagem lemos que Elias encontrou Eliseu arando um campo com um par de bois e imediatamente lançou sua capa sobre Eliseu como um convite para segui-lo. Eliseu obedeceu imediatamente e queimou o arado e cozinhou os bois e os deu para seus amigos comerem. Eliseu demonstrou um compromisso extravagante com Elias. Ele não perdeu tempo em obedecer. Ele não se afastou para ter um tempo para pensar sobre isso. Ele não fez uma lista de prós e contras. Ele não foi cauteloso. Ele disse sim imediatamente para o chamado de Deus através de Elias.
O compromisso extravagante de Eliseu mostra que o custo de seguir a Deus é grande, mas o custo de não segui-lo é ainda maior. Além disso, o compromisso de Eliseu foi completo. Ele queimou o arado, abateu os bois e deixou a herança da família para trás. Ele deixou tudo que conhecia e amava para trás. Eliseu nos mostra que para dar um passo em direção ao seu destino, você tem que se afastar da sua segurança. Seu compromisso com Deus é imediato e completo como o de Eliseu? Que fator de segurança você deve se afastar para andar em direção ao seu destino?
1Reis 19:14-21 (ARA)
14 Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares Rm 11.3 e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
15 Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael2Rs 8.7-13 rei sobre a Síria.
16 A Jeú, filho de Ninsi, ungirás2Rs 9.1-3 rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
17 Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará.
18 Também conservei em Israel sete mil,Rm 11.4 todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.
A vocação de Eliseu
19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele.
20 Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.
21 Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.