segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Eliseu: Um Conto de uma Fé Extravagante - Parte 10/13

 


Devocional
Em 2 Reis 6:8-23 o rei Sírio tenta capturar Eliseu porque ele é o responsável pelas vitórias de Israel sobre a Síria. Cada vez que o rei tenta atacar Israel Eliseu, sobrenaturalmente, avisa o rei de Israel e frustra seus planos. Quando o assistente de Eliseu ouve sobre a tentativa do rei Sírio de capturar Eliseu, ele fica com medo, até que Eliseu pede a Deus para abrir os olhos do assistente para que ele veja os exércitos do Céu que estão ao seu lado. Vendo como é próximo e grande o poder de Deus, isso dá ao assistente de Eliseu a confiança que ele precisa para ir em frente.

Há momentos em nossas vidas em que somos muito parecidos com o assistente de Eliseu; nossos olhos ficaram cegos para algo que precisamos ver e o fato de não podermos ver aumenta nosso desespero. Talvez seus olhos tenham ficado cegos para o fato de que você tem um vício ou um relacionamento que está se desintegrando. Talvez você tenha ficado cego para o fato de que não está vivendo totalmente devotado a Deus e segue-o apenas quando é conveniente ou quando está na igreja. Talvez você tenha ficado cego para o fato de que não é a pessoa que Deus o chamou para ser e, em vez disso, tenha se contentado com sua própria complacência. Não importa para o que você tenha ficado cego, Deus pode abrir seus olhos para ajudá-lo a ver a verdade. Tudo que você precisa fazer é pedir a Ele e estar disposto para permitir que Ele abra seus olhos. Ao que você acha que seus olhos podem estar cegos e que você precisa ver? Que passos você dará para abrir os olhos?

2 Reis 6:8-23 (ARA)

8 O rei da Síria fez guerra a Israel e, em conselho com os seus oficiais, disse: Em tal e tal lugar, estará o meu acampamento. 
9 Mas o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os siros estão descendo para ali. 
10 O rei de Israel enviou tropas ao lugar de que o homem de Deus lhe falara e de que o tinha avisado, e, assim, se salvou, não uma nem duas vezes.
11 Então, tendo-se turbado com este incidente o coração do rei da Síria, chamou ele os seus servos e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? 
12 Respondeu um dos seus servos: Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir.  
13 Ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu mande prendê-lo. Foi-lhe dito: Eis que está em Dotã. 
14 Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade.
15 Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? 
16 Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. 
17 Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. 
18 E, como desceram contra ele, orou Eliseu ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. Feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. 
19 Então, Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.
20 Tendo eles chegado a Samaria, disse Eliseu: Ó Senhor, abre os olhos destes homens para que vejam. Abriu-lhes o Senhor os olhos, e viram; e eis que estavam no meio de Samaria. 
21 Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai? 
22 Respondeu ele: Não os ferirás; fere aqueles que fizeres prisioneiros com a tua espada e o teu arco. Porém a estes, manda pôr-lhes diante pão e água, para que comam, e bebam, e tornem a seu senhor. 
23 Ofereceu-lhes o rei grande banquete, e comeram e beberam; despediu-os, e foram para seu senhor; e da parte da Síria não houve mais investidas na terra de Israel.