domingo, 8 de novembro de 2020

Perdoando Aqueles Que Nos Ferem - Parte 4/7

 

Devocional

O Dom do Perdão

Muitos de nós vivemos com conflitos não resolvidos, comunicações destruídas, e “problemas” contínuos entre nós e os outros. Mas há grande esperança! Deus planejou a igreja para ser uma união de cristãos que vivem em paz uns com os outros. Nesta passagem, os cristãos são instruídos a “serem gentis... compassivos e perdoadores.” A ordem para ser gentil e compassivo é reforçada através da ordem de perdoar. O perdão é um presente que damos aos outros, um estilo de vida sacrificial no qual libertamos os outros da responsabilidade das ofensas que nos fizeram. Uma vez que Deus deu seu Filho para cobrir os pecados, somos capazes de perdoar os outros; Deus já pagou o preço. Nós acessamos o dom sacrificial de Deus em Cristo quando perdoamos os outros.

A motivação para esta progressão do amor não é encontrada em nossos corações. Pelo contrário, a motivação vem de Deus do que ele fez para nos perdoar em Cristo. Uma dívida tem de ser paga porque erros reais foram cometidos. No entanto, quando nos livramos da responsabilidade pelos erros cometidos contra nós, estamos confiando na graça de Deus para pagar o preço. Isto tem um efeito libertador nas nossas vidas. Nos prepara para desfrutar da liberdade de Cristo e a harmonia com os outros! Imagine a liberdade e benevolência que teríamos se todos os relacionamentos fossem caracterizados pelo perdão total e gratuito. Nossa comunhão como cristãos é mantida e fortalecida através de relacionamentos bondosos, compassivos e perdoadores.

Efésios 4:21-32 (ARA)

21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, 

22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 

23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus,Gn 1.26 em justiça e retidão procedentes da verdade.

Exortações à santidade

25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdadeZc 8.16 com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. 

26 Irai-vos e não pequeis;Sl 4.4 não se ponha o sol sobre a vossa ira, 

27 nem deis lugar ao diabo. 

28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. 

29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 

30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 

31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. 

32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, Cl 3.13 como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

Parte 3 <== === ==> Parte 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário