segunda-feira, 16 de setembro de 2019

A DOUTRINA DO PURGATÓRIO

A doutrina do purgatório teve seu início no Concilio de Florença (1439). Lá foi estabelecida a diferença entre o pecado cometido e a tendência inata para o pecado. Chegando-se a conclusão que o perdão (conseguido através da confissão ao sacerdote e a participação dos sacramentos) acaba com o pecado, mas não acaba com a má tendência.
Há, portanto, a necessidade do purgatório, um lugar intermediário entre o céu e a terra. Lá o fiel que ainda tenham alguma dívida e a má tendência para o pecado sofrerá no fogo do purgatório, até a purificação completa.
O autor John M. Haffert (livro: Saturday in Purgatory) escreveu: “Não há menor dúvida que os sofrimentos do purgatório em alguns casos duram através de séculos inteiros". Sobre o sofrimento do purgatório, o manual da sociedade do purgatório registra: “Segundo os santos padres da igreja, o fogo do purgatório não difere do fogo do inferno, exceto quando à sua duração. É o mesmo fogo, diz S. Tomás de Aquino, que atormenta os réprobos no inferno e o justo no purgatório. A dor mais amena no purgatório, ele diz, ultrapassa os maiores sofrimentos desta vida. Nada além da duração eterna torna o fogo do inferno mais terrível do que o purgatório.” Segundo os católicos as orações e esmolas dos vivos e o “sacrifício da missa” ajudam a diminuir o tormento do purgatório. Como será que os católicos encaram a morte, sendo que depois da morte vão encarar o purgatório?
Os teólogos tentam basear a doutrina do purgatório no livro de Macabeus e em algumas passagens das Escrituras Sagradas. Sabemos que Macabeus é um livro apócrifo e espúrio. Quanto às passagens das Escrituras, os católicos usam o fato de existir um pecado imperdoável (blasfêmia contra o Espírito Santo) e a passagem de I Coríntios 3.15. Quando Cristo chama a blasfêmia contra o Espírito Santo de pecado imperdoável, não faz referência nenhuma ao purgatório, que segundo os católicos é o lugar onde este pecado é perdoado. Pelo contrário, Jesus disse: “Não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro” (Mt. 12.32) e “nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo.” (Mc. 3.29). Quanto à passagem de Coríntios, Paulo trata da questão dos galardões e não da salvação. Tanto é assim que mesmo se as obras se queimem “o tal será salvo, todavia como pelo fogo”.
Quero destacar três argumentos bíblicos que liquidam a doutrina do purgatório:
1o A suficiência do sacrifício de Cristo
Não há como crer na suficiência do sacrifício de Cristo e na doutrina do purgatório ao mesmo tempo. Se crer em um descartará o outro. Cristo falou: “Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lc. 19.10). Ele veio salvar, não se tem nenhuma necessidade do purgatório para aperfeiçoar a salvação que Cristo trouxe.
Paulo escreveu: “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”. (II Tim. 1.15).
Cristo na cruz disse: “Está tudo consumado” (Jo. 19.30), mostrando assim que cumpriu a sua missão.
2° Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo (Rm. 8.1 e Jo. 3.18).
3° É na presente vida que a salvação ou a condenação é definida (Hb. 9.27).
Observamos que o catolicismo não crê que o sacrifício de Cristo foi suficiente para a nossa salvação, nem fica satisfeito com a sua própria mirabolante doutrina dos sacramentos.
Para eles há necessidade do purgatório, enquanto a mensagem bíblica é bem mais simples afirmando que Cristo satisfez a justiça divina (Rm. 3.21-26), não havendo necessidade de mais nada.

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